quarta-feira, 27 de julho de 2016

Uso indiscriminado de álcool e outras drogas eleva os riscos de acidentes de trabalho

Hoje, 27 de julho, é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
O que as empresas podem fazer? 


                 O uso de substâncias químicas traz inúmeras consequências aos indivíduos, seja no aspecto físico, emocional ou social, e está relacionado a diferentes fatores presentes na sociedade, como acidentes e violências. Neste contexto, antes mesmo que as drogas invadam o ambiente de trabalho, as empresas têm um papel primordial na prevenção e combate ao uso indiscriminado. Orientações e auxilio ao funcionário são essenciais, aumentam as chances na busca e sucesso do tratamento e, consequentemente, contribuem na manutenção da abstinência.  
           Quando se trata de prevenção, Aracélis Canelada Copedê, diretora geral da Clínica de Recuperação Nova Esperança, ressalta a importância de abordar questões sobre o uso, abuso e dependência de drogas, principalmente o álcool, dentro das empresas. “ Ao fazer uso abusivo do álcool, mesmo não estando alcoolizado no momento da execução das funções, a produção do trabalhador diminui e os efeitos da intoxicação vão estar no seu organismo, o que chamamos de ressaca, que é um dos principais motivos dos inúmeros acidentes, já que nesses casos a coordenação motora é afetada”.
          Silvana de Jesus Steff, assistente social e psicóloga da Nova Esperança, alerta que os indivíduos que fazem algum tipo de uso podem apresentar menos produtividade, irritabilidade e agressividade no relacionamento com os colegas, descumprimento de prazos e metas, atrasos e faltas, gerando assim desgastes no ambiente profissional. É importante também diferenciar os indícios de uso, que pode ser experimental, esporádico ou frequente, ou abuso e dependência. 
               Dados do INSS mostram que, entre 2007 e 2013, dos 5 milhões de acidentes de trabalho, quase 3 milhões foram considerados acidentes típicos, 668 mil foram acidentes de trajeto e 128 mil doenças. Já os outros 1,2 milhão tiveram as causas ignoradas. 
              Considerando que as decorrências oriundas do uso, abuso ou dependência de drogas podem afetar diretamente a vida profissional e diante dos dados da pesquisa, é importante esclarecer que, normalmente, os sintomas e as causas não são associados ao uso de substâncias químicas. Sendo assim, a relação entre as drogas e os acidentes pode ser mais ampla do que imaginamos. Uma vez que o preconceito e a negação da doença dificultam a busca por tratamento, informações acerca da dependência química e todos os fatores que a envolvem são essenciais para quebrar as barreiras dentro das empresas, contribuindo assim para a implantação e sucesso de programas de prevenção e combate ao uso de drogas.

Um comentário:

  1. Toda droga pode causar dependência química, trazendo sofrimento para o usuário e a sua família. Por isso é tão importante procurar ajuda profissional. Um médico especializado dará todo o apoio e o tratamento necessário.
    http://reabilitacaodedrogas.com.br/

    ResponderExcluir