quinta-feira, 12 de junho de 2014

Dos gols aos goles

Em clima de Copa do Mundo, dependentes químicos têm grandes chances de recair.


Em época de Copa do Mundo, assim como em outras datas festivas, os profissionais da Clínica Nova Esperança intensificam o trabalho de prevenção à recaída. Com razão, pois toda comemoração envolve costumes, sendo a maioria baseada na ingestão de bebidas alcóolicas. Em meio às ansiedades, torcida e clima de festa durante a Copa, os dependentes químicos em recuperação têm grandes chances de voltar a adoecer.

A Copa do Mundo pode ser uma grande chance para se divertir reunindo amigos e familiares para assistir os jogos. Mas pode ser também ser um passo à recaída. Por isso, no “Grupo de Prevenção à Recaída”, da Clínica Nova Esperança, que acontece todas as segundas-feiras às 15h, os terapeutas discutem com os pacientes e familiares qual é melhor maneira de evitar uma recaída.  Entre as orientações dos profissionais estão: reunião com amigos e família sem bebida alcóolica; evitar lugares, hábitos e pessoas que possam oferecer bebidas ou que provoque o desejo de beber; assistir aos jogos, de preferência, com grupos de pessoas que saibam de seu tratamento; comemorar as vitórias com moderação, sem entrar na euforia; realizar leitura, participar dos grupos e procurar não se testar, entre outros.

Para os pacientes em tratamento, a Copa pode apresentar a oportunidade para reforçar o pensamento de recuperação, abstinência total e como é possível festejar sem bebida alcóolica. Na luta pela manutenção da abstinência, a equipe terapêutica estimula o grupo a fortalecer seu propósito, renovar o compromisso consigo mesmo e com a família. Compartilhar as dificuldades e anseios no ambiente familiar é mais uma forma de ter o apoio da família, que, por sua vez, deve ser solidária, evitando o álcool nos eventos. Tanto o paciente como a família, deve agradecer por mais um dia de abstinência, celebrando a sua vitória na recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário